Se não tens pedalada para chegar em primeiro... junta-te aos ÚLTIMOS!!

domingo, 18 de setembro de 2011

V Ori-BTT dos Amigos da Montanha


O primo da Daniela é o Director Geral da secção de Orientação dos Amigos da Montanha, e estava constantemente a falar para ela fazer a prova, que ia gostar, era divertido, etc., inclusive até lhe emprestou o suporte de mapa e a bússola. O convite também foi alargado ao Paulo, mas como ele já tinha experimentado e não lhe tinha agradado decidiu não participar e ofereceu os seus serviços invés.
A prova foi no dia 11 de Setembro, por infelicidade calhou no mesmo fim de semana que as Feiras Novas em Ponte de Lima... o Paulo e a Daniela lá fizeram um esforço para chegar mais cedo a casa, mas quando foram dormir já passava das cinco da manhã... e às 8.30 da matina (mais coisas menos coisa) já estavam no campo de jogos de Creixomil... e o resultado depois viu-se!!! lol
Como a Daniela foi a primeira a chegar à secretaria, também foi a primeira a sair... eram 10h02min (+-)... encontrou o primeiro ponto sem dificuldade, porém teve tempos infinitos para encontrar o segundo.... mas digo, tempos infinitos MESMO!!! ela voltou ao segundo ponto meia duzia de vezes e correu aqueles caminhinhos todos... mesmo no sentido completamente oposto onde estava o ponto!! Depois lá se lembrou que tinha uma bússula e que a poderia usar... isso melhorou um pouco as coisas.
Depois de encontrar o segundo ponto, lá consegiu perceber mais ou menos como se lia o mapa e não teve grandes dificuldades até ao final... só se perdeu mais uma vez (LOL) em que foi parar a um sitio no topo de um monte e para tentar encontrar um ponto de referencia qualquer resolveu descê-lo... e foi ter ao primeiro ponto... para depois constatar que tinha que subir a encosta outra vez para picar os proximos 2 pontos seguintes...foi muito mais fácil (e rápido!) descer que subir!!!
Quando estava á procura do penúltimo ponto, também sempre a subir, mas desta vez no monte (grande parte da subida foi feita á mão) o Paulo liga-lhe preocupado a perguntar onde estava... ela disse-lhe que achava que estava perdida novamente... mas em vez de voltar para trás (já estava muito longe do ponto anterior!) resolveu seguir em frente e fosse o que Deus quisesse! E Deus quis que ela estivesse no caminho certo!
Finalmente, ao ir para o último ponto, decidiu evitar um caminho mais a direito (que estava sinalizado com um picotado fininho que lhe tinham dito para evitar!!) e resolveu dar uma volta maior e supostamente mais segura.... mas a meio da descida do monte lá se arrependeu e resolveu voltar para trás para ir pelo tal caminho... claro que subiu com a bike á mão!! O tal caminho fazia parte de um circuito de uma prova que lá tinha acontecido penso que no fim de semana anterior... e a Daniela bem que tentou ir montada na bike, mas como ela disse "Quem tem cú tem medo!" e lá foi ela mais uma vez com a bike á mão, no entender dela foi a parte mais dificil dao percurso.... entretanto o Paulo voltou a ligar....
Quando finalmente chegou a último ponto estava lá o Paulo e outra pessoa da organização e tiraram fotos à fartazana.... afinal.... não é todos os dias que a primeira pessoa a partir é a ÚLTIMA a chegar LOLOL.... mas hey! ao menos não desistiu!! não tenho certeza, mas deve ter chegado com uma diferença praí de 2 horas em relação á última pessoa antes dela.... que mico!!
Há!! De se notar que é a segunda vez que ela fez Ori-BTT, mais ou menos com um ano de diferença e que já não faz orientação há mais de sete anos, e mesmo nessa altura fez meia duzia de vezes!
A principal dificuldade que a Daniela teve foi a leitura do mapa, visto que não conhece a sinalética e ter a noção de distâncias entre o mapa e o terreno.... muitas vezes estava no caminho certo e como já achava que tinha pedalado muito voltava para trás escusadamente! A solução que ela encontrou foi contar todos os caminhos que encontrava e parar em todos os entroncamentos e cruzamentos de caminhos para se re-orientar... é que ela tem memória de passarinho...
Outra coisa importante, a Daniela participou em OPT1, e um percurso que deveria ter cerca de 12 km ela deve ter feito á vontade uns 20 km ou mais! Como o conta-kms estava avariado não deu para ver.... note-se também que ela e o Paulo dormiram o resto da tarde toda!!! E ir prá noite dá nisto!! hehe


Mais fotos:
https://picasaweb.google.com/Amigosdamontanha.ori/VOriBTTDosAmigosDaMontanha#

Video-reportagem:

1 comentário:

Daniela disse...

Uuuuiiiii!! Que testamento!!! Quase tão grande como a minha vergonha LOLOL